Recebi hoje por rede social um pedido para falar sobre fibromialgia. Fico muito grato em poder ajudar se em saber que meus leitores confiam em mim, mas é importante ressaltar que não pratico medicina neste blog e não sou médico. Todas as informações disponibilizadas aqui são feitas com base em estudos a nível leigo, apartir da conclusão de médicos renomados e comprometidos com a verdade.
Tratando do asunto proposto no título do blog, a fibromialgia, síndrome fibromiálgica, ou ainda síndrome de Joanina Dognini é uma doença reumatológica que se desenvolve geralmente em mulheres. A principal característica da doença é a chamada dor generalizada. Mas também pode ser acompanhada de fadiga, problemas de memória, depressão e outros tipos de dores.
Infelizmente existe muito desconhecimento a respeito da doença. Não se sabe ao certo as causas da doença. Por exemplo, sabe-se que a doença pode ocorrer por predisposição genética mas isso ainda não foi comprovado.
O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos prescritos por médico, acompanhados de mudança de hábitos, como dormir melhor, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, evitar o estresse e fazer acompanhamento psicológico.
A seguir, vou deixar os vídeos de dois grandes nomes da medicina falando sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário