A data da prova do Enem está chegando e você ainda não aprendeu nada sobre a redação? Alguma vez você já abriu
a prova do Enem e percebeu que não sabia nem por onde começar? Ou pior, você nunca abriu a prova porque nunca fez o Enem? _ Então este post é especialmente para você! Esta é a primeira publicação de uma série onde irei lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem, desde a estrutura básica até
entendermos os critérios que serão utilizados pela banca que avaliar ao seu texto.
entendermos os critérios que serão utilizados pela banca que avaliar ao seu texto.
Inicialmente daremos início a nossa primeira aula entendendo melhor o gênero da redação exigido pelo Enem e como é a sua estrutura básica.
Para iniciar a introdução teórica, é importante ressaltar que o gênero da redação exigida pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Por isso você terá que mostrar domínio em temas da atualidade de forma científica e apontando argumentos e justificativas para comprovar a veracidade do que você está defendendo.
Em outras palavras, você receberá um assunto aleatório e terá que defender uma opinião sobre este assunto, tomando uma posição a favor ou contra o mesmo. Você também terá que encontrar uma situação-problema e ainda terá que encontrar uma solução para a mesma (que será feito na conclusão da sua redação).
Há também uma estrutura, que é o conjunto de partes que constituem a redação. Cada parte possui suas características e exigências específicas. Devido ao limite de apenas trinta linhas no modelo do Enem, você precisará dividir a sua redação em três partes:
•Introdução:
É o início da redação. É onde são apresentadas as informações centrais que serão abordadas pelo candidato. Por isso ela deve ser atraente e resumida, e deve instigar curiosidade em quem lê. De maneira geral a introdução deve possuir um tema (o assunto que será tratado), e uma tese (como este assunto será abordado). É na introdução que se deve apresentar a situação-problema através do tema e da tese. É importe ressaltar mais uma vez que esta deve ser concisa e deve apresentar apenas um esboço do assunto que vai ser tratado ao longo de todo o texto. Evite colocar nesta parte exemplificações e argumentações.
•Desenvolvimento
É a parte principal onde você irá defender a tese da sua introdução, apresentando provas para defender o seu ponto de vista que você quer abordar. A palavra-chave do desenvolvendo é argumentação. E para isso você pode e deve apresentar exemplificações, dados estatísticos, citações, dados e/ou comparações entre fatos, situações e épocas.
•Conclusão
A principal característica desta parte da estrutura de sua redação é que nela você deve apresentar uma proposta de intervenção social, ou seja, você terá que encontrar uma ou mais soluções para a situação-problema que foi apresentada lá na sua introdução. É por isso que ao construir a sua situação problema, você precisa pensar em algo que seja 'solucionável'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário