sábado, 29 de setembro de 2018

Técnicas para redação do Enem - Aula 02: Critérios de avaliação

       Na publicação anterior, foi iniciada uma série em que tratarei dos critérios necessários para se desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa para o Enem. Na primeira publicação, intitulada Técnicas para redação - Aula 01, transcorremos sobre o gênero dissertativo-argumentativo e sua estrutura básica.
         Prosseguindo com a série de aulas, iremos tentar entender neste post resumidamente como funcionam os mecanismos utilizados para avaliar a sua redação, que será avaliada de acordo
com competências e que estão relacionadas com as habilidades que foram desenvolvidas por você durante a sua formação escolar. São elas:
  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Esta talvez seja a principal exigência do Enem, que diz respeito a dominar a modalidade formal da língua. ou seja, o candidato deverá demonstrar que sabe escrever com uma linguagem mais formal, aquela usada em livros didáticos, provas, e no meio acadêmico em geral. Não que o aluno tenha que desenvolver uma escrita complexa e difícil, mas apenas que não utilize palavreados informais como gírias e erros de concordância, por exemplo. Veja os 6 níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a competência 01 na sua redação, de acordo com a cartilha do participante:

  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias área de conhecimento para desenvolver o tema , dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Esta competência irá avaliar a capacidade do candidato de compreender o que foi proposto através do enunciado e dos textos motivadores. Podemos dizer que será avaliada a capacidade de leitura e de fazer o que foi pedido. Segundo a Cartilha do Enem, deve se evitar de criar um texto apenas expositivo, e que se crie um ponto de vista em relação ao tema. é a hora do candidato ter bom senso para identificar o que realmente deve ser exposto no texto, e o que será desnecessário e/ou fugirá do tema (que é visto como um dos principais problemas identificados nas redações). Veja os 6 níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a competência 01 na sua redação, de acordo com a cartilha do participante:
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É o momento do aluno escolher quais informações de fato são interessantes de se colocar no texto. Veja os 6 níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a competência 01 na sua redação, de acordo com a cartilha do participante:
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Esta competência avaliará a sua capacidade de manter coerência entre as partes do texto,  considerando os recursos coesivos que garantem a conexão de ideias tanto entre os parágrafos quanto dentro deles. Veja os 6 níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a competência 01 na sua redação, de acordo com a cartilha do participante:
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta de redação é o momento de se criar uma 'solução' para a situação-problema identificada na tese. Para isto, o estudante deverá apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Veja os 6 níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a competência 01 na sua redação, de acordo com a cartilha do participante:

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima explicação, estão de parabés

Destaque

Lair Ribeiro errou no caso de Marcelo Rezende?