domingo, 28 de outubro de 2018

Técnicas para redação do Enem - Aula 04: O que fazer?


       A data da realização do Exame Nacional do Ensino Médio está se aproximando e é hora da ansiedade começar a bater. Infelizmente não existe uma fórmula mágica para se dar bem na prova, muito menos quando se trata da redação. A única forma de evitar esse 'stress pré-enem', é adquirindo os conhecimentos necessários para a construção de uma argumentação, que no geral, podemos resumir em:
Entender o gênero e a estrutura da redação, que foi tratado na nossa 1ª Aula do blog;
Conhecer os critérios utilizados pelos corretores para avaliar sua redação, na 2ª Aula e;
Ter uma noção daquilo que você não pode fazer em sua redação, na 3ª Aula.
       Hoje, percorreremos sobre uma série de dicas muito importantes, com estratégias e fundamentos muito decisores na hora de construir o seu texto. Seguem abaixo uma lista com regras, dicas, truques, e afins sobre a dissertação de sua redação:


  • Entenda o tema da redação: Parece meio lógico, né? Mas o que quero ressaltar é que antes de colocar a caneta na prova e sair escrevendo a torto e a direito, é fundamental que você tenha em mente que está ciente do que realmente foi pedido, afinal a fuga ou o tangenciamento do tema podem te eliminar ou no mínimo inferir drasticamente na sua nota. E a melhor forma de ter certeza de que entendeu o tema proposto é simplesmente lendo, não importa quantas vezes. Na hora de administrar o tempo que irá gastar, leve em consideração que de nada adianta priorizar o tempo gasto na elaboração e errar o tema, por tanto leia o seu texto quantas vezes for necessário, até que tenha entendido o que a proposta quer de você. Afinal, quantas vezes você não deve ter lido um texto, e deve ter achado que o entendeu, mas quando releu conseguiu um entendimento completamente diferente do mesmo? Uma dica muito eficiente para compreender se entendeu o tema, é se perguntar "o que querem que você escreva?".


  • Seja objetivo e conciso: Sei que você está empenhado em obter êxito na sua redação, e frases deste tipo já se tornaram clichês na sua caminhada, mas é sempre bom relembrar que há um limite de apenas 30 linhas e não dá para escrever nenhum artigo científico em tão pouco espaço. Portanto fazer um  plano de redação, saber organizar suas ideias e selecionar aquilo que realmente tem a acrescentar é fundamental. Desse modo é muito importante criar um plano de escrita e não apenas escrever o que vier na mente. Evite colocar termos superficiais e sem fundamentos, e tome cuidado ao tentar escrever com uma linguagem muito complexa, principalmente se não tiver domínio na mesma.



  • Não crie roteiros: Os modelos tradicionais de escrita para redação têm apelado muito para métodos de escrita, e embora não deixem claro, acabam incentivando os alunos a entenderem que criar métodos padronizados de escrita pode ser proveitoso. Em outras palavras, os cursinhos estão, mesmo que sem intensão, incentivando os alunos cada vez mais a criar métodos predefinidos de escritas, como se fosse possível criar uma fórmula básica para tirar nota máxima na redação. No entanto, estes recursos são artificiais e de forma alguma devem ser utilizados pois as possibilidades de assuntos abordados são praticamente infinitas e por mais superficial que seja, nenhum modelo se adequará em qualquer tipo de tema.



  • Crie o hábito de escrever: Não existe outra forma de aprender a argumentar senão por meio da prática da escrita e da leitura. É ilusão passar o ano inteiro sem praticar a escrita da redação, e nos dias que antecedem a prova achar que vai ser o destaque nota mil. Conhecimento de mundo também não se constrói do dia pra noite, por tanto despertar este hábito de escrever e argumentar. 



    •  Impressione a banca: Imagine que você abriu a prova e o tema da redação era: "Adaptação e inserção de alunos com deficiência no ensino regular". Agora imagine que você começou a escrever sobre o quão importante é inserir estes alunos nas aulas, e basicamente o seu texto acabou se resumindo nisto. Provavelmente os corretores iriam se deparar com dezenas, talvez centenas de textos assim. e isto é bom? _Não! E nem um pouco! Sabe por quê? Porque quando o tema foi proposto já se sabia que era importante inserir os alunos com deficiência, ou seja, você não descobriu nada e não falou nada de novo, como a maioria. Não seria melhor se você explanasse a realidade dos alunos com deficiência nas escolas públicas? E se começasse a argumentar que as escolas realmente não estão adaptadas para receber estes alunos? E se no final você apontasse soluções para que as escolas consigam adaptar estes alunos? Mas aí você já teria terminado a prova e tudo estava arruinado. Felizmente isto é só um exemplo e ainda dá tempo de escrever redações que se diferenciam das demais!

            Estas foram as dicas de hoje para você que está ficando preocupado por causa da aproximação da data da prova. Mas não fique ansioso não, pois isto só irá atrapalhar os seus estudos. Envés disto, fique de olho no blog, pois à medida em que a data da prova for se aproximando, irei aumentar a frequência com que prossigo com a série. Fique de olho, abraço!

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